Bem Vindo ao Blog do Seminário do Propedêutico da Arquidiocese de Mariana/MG, Por aqui, você caro internauta pode acompanhar os acontecimentos e noticias do nosso Seminário.

Seja muito Bem Vindo e Volte Sempre!

Vocação


MÊS VOCACIONAL: A CADA DOMINGO DE AGOSTO CELEBRAMOS UMA VOCAÇÃO ESPECIAL
“Eu sou o pão da vida”  (Jo 6,24-35)
Agosto é é celebrado em todo o país, por feliz iniciativa da CNBB desde muitos anos, como o mês escolhido para refletir sobre as mais variadas vocações de cada batizado. A palavra é originada do verbo latim “vocare”, que significa chamar. O mês vocacional tem sua origem logo após o Concílio Vaticano II. Com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para a responsabilidade, num período de crise das vocações, Dom Aloísio Lorscheider, então bispo de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, instituiu uma comissão para criar um diretório vocacional para a diocese. Em 1970 surgia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Esta iniciativa deu certo e, em 1981, a Assembléia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil. Assim, vocação é um convite divino para o amor de DEUS, que ensina a sabedoria do bem viver. Todos têm uma missão, uma vocação para fazer da vida um hino de louvor à Santíssima Trindade. Somos chamados a amar o Pai acima de tudo e a acolher o outro sem distinção, num esforço contínuo na busca da santidade e no desejo de se tornar gradativamente uma pessoa iluminada, abençoada e redimida. Faz-se necessário recordar, ainda, o seguinte: o mês vocacional foi instituído para dinamizar o trabalho em favor das vocações.
Jesus sabia que o povo estava atrás dele por causa do milagre dos pães. Sabia também que queriam fazê-Lo rei, mais o seu reino não é deste mundo, e o que Ele lhes propõe é que trabalhem pelo alimento que permanece para a vida eterna. Este trabalho é a obra de Deus, a evangelização que Jesus realiza e que nós devemos continuar, para isso Jesus nos deixa seus discípulos que são, nos dias de hoje, os seus consagrados, de modo especial, os sacerdotes. Ouvir este chamado e escutar a voz de Deus consistem em fazer a vontade do Pai, dar vida para salvar este mundo do pecado para que todos, de preferência, mereçam um dia a vida eterna. O que nós precisamos fazer, segundo a explicação de Jesus hoje, é buscar o verdadeiro pão caído do céu que é Jesus, aquele que se fez alimento para a nossa salvação e que nos foi  dado pelo Pai, porque esse é o alimento que permanece para a vida eterna, e que nos guarda para a vida eterna. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue terá a vida eterna” “Quem come a minha carne viverá em mim e eu nele”.
No próximo dia 04 é o dia do Padre. A motivação é a festa de S. João Maria Batista Vianney, lembrada no dia 04 de agosto, padroeiro dos sacerdotes. Dentro da Dinâmica do mês vocacional, este dia dedicado ao padre se celebra no primeiro domingo do mês vocacional. A vocação aqui recordada é a do padre diocesano e de todos os consagrados pelo ministério ordenado. A gente não tem dúvida, somente uma pessoa que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer.
Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação
Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo e entregar-se completamente nas mãos do Senhor pede vocação, força e fé. Muita fé. E é com esta fé e motivação, que celebramos solenemente neste dia 04 de agosto, em Mariana, na Catedral da Sé, os vários jubileus de nossos padres durante este ano.
O padre é um ser humano sujeito a tentações, fraquezas e também emoções e sentimentos. É claro que, em alguns casos, nem sempre os limites humanos são superados, mas a graça divina e a oração constante são a melhor ajuda para os momentos de dificuldade.
Este dia deve ser repleto de agradecimentos e louvor pelo padre que temos. Deve ser o dia de um abraço caloroso e fraternal, de um ‘muito obrigado’ sincero e de festa. Ter um padre em nossas comunidades é uma benção de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria. Felicidades a todos os padres em nossa Igreja e, e de modo especial, a todos os dedicados sacerdotes de nossa Arquidiocese. Que Deus sempre os abençoe e guarde, hoje e sempre!
“Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus”.
Colaborou: Nayara Aparecida de Oliveira
Animadora vocacional
________________________________________


Jovem,

Você deseja servir a Deus como padre na Arquidiocese de Mariana, procure sua paróquia ou entre em contato com o Serviço de Animação vocacional de nosso Seminário.

Maiores informações:

 (32) 3332 7959
(Seminário Propedêutico)







ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Senhor da messe e pastor do rebanho,
faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte e suave convite:
"Vem e segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria
para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz.

Senhor, que a messe não se perca

por falta de operários. Desperta as nossas comunidades para a missão.
Ensina a nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.

Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores.

Sustenta a fidelidade dos nossos bispos, padres e ministros.
Dá perseverança aos nossos seminaristas.
Desperta o coração dos nossos jovens
para o ministério pastoral na tua Igreja.

Senhor da messe e pastor do rebanho,
chama-nos para o serviço do teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho, 
ajuda-nos a responder "sim".

Amém!